top of page
prêmio-mariza-correa_edited_edited.jpg

-PRÊMIO MARIZA CORRÊA 2021-

Ensaios visuais

blazer (1).jpg

Entraves e desentraves: o desenho como instrumento para um processo de escrita relacional

Adara Pereira da Silva

Os desenhos fazem parte da minha dissertação de mestrado – que é uma etnografia das compras femininas - e compõem um glossário ilustrado. Seu objetivo inicial foi apresentar aos leitorxs, de forma dinâmica, as peças de roupas compradas pelas minhas interlocutoras[...].

ESTAÇÃO MUCURIPE: Investigação sobre procedimentos de montagem e desmontagem

Alex Hermes

Nesse trabalho me proponho a uma reflexão crítica do processo de desmontagem do projeto Estação Mucuripe, ensaio fotográfico de minha autoria. Os procedimentos realizados ligados à desmontagem durante os anos de 2016 e 2017, são a última etapa do trabalho fotográfico que teve início em 2012 no Porto de Jangadas do Mucuripe, em Fortaleza (CE)[...]

FOTO_3.jpeg.300dpi.jpg

“Território: nosso corpo, nosso espírito”
A Primeira Marcha das Mulheres Indígenas

Amanda Jardim

O presente ensaio fotográfico tem como proposta apresentar um momento histórico protagonizado pelas mulheres indígenas no Brasil: a I Marcha das Mulheres Indígenas. Através de imagens e relatos de lideranças expoentes no movimento indígena brasileiro, propõe-se uma (re)visita à Marcha, evento ocorrido em agosto de 2019, em Brasília[...].

Ousadias e gaiatices

Andréa D'Amato et al.

A atividade de fotografar com as crianças aconteceu sem planejamento prévio ou objetivo pré-definido. Em uma das minhas primeiras tardes na comunidade, fui brincar com a meninada na rua e levei a máquina. Assim que viram o equipamento ficaram inquietas, fiz alguns cliques das traquinagens que aprontaram mirando a lente da câmera. Alguém pediu para fotografar, eu deixei e – óbvio – se agitaram ainda mais[...].

DAMATO_Andrea_ensaio1_edited.jpg
02.jpg

A escola como lápide: um ensaio sobre os rabiscos que a pandemia não conseguiu apagar

Hildon Oliveira Santiago Carade

Nos aparatos escolares aprende-se a ler e a escrever, como também onde e o que se escrever. Mas eis que, opondo-se a toda forma de disciplinamento, os estudantes passam a impor modos e formas de sociabilidade que transcendem as esferas formais do ensino e da aprendizagem. [...].

Desenhos em etnografia sobre casas de mulheres

Isabela Vianna Pinho

Os desenhos são frutos da minha dissertação intitulada como “Casa de mulher: os circuitos cotidianos de cuidado, dinheiro e violência em São Carlos/SP” (PINHO, 2019). A etnografia foi feita nas casas de quatro mulheres moradoras do bairro Eduardo Abdelnur localizado na periferia de São Carlos [...].

1.jpg
2- naturezacultura.JPG

Proposições etnográficas visuais às margens do Trombetas: do “mito da natureza intocada” às marcas de um desenvolvimento canibal num rio amazônico

Juliana Cardoso Fidelis

Em 1940, no Teatro Amazonas (Manaus-AM), Getúlio Vargas destacava a forte e dramática natureza amazônica em um discurso histórico. Assim, se projetava sobre a Amazônia a ideia de “a natureza brasileira” intocada e, portanto, um espaço imaturo e inferior, visto como estando distante da “sociedade” e do seu sonho de progresso[...].

Do conceito ao desenho: percursos de uma antropologia gráfica

Katianne Almeida

Neste ensaio escolhi algumas das produções que expressam os percursos do
desenvolvimento da pesquisa do doutorado que me levaram a considerar o desenho
como caminho capaz de potencializar a argumentação na elaboração do pensamento
científico antropológico. A proposta concebe o desenho como método, em que se
assume o desafio de se romper os limites das palavras[...].

3 - Lentes Améfricas.JPG
GEDC1644.JPG

O SER-TÃO NOVORIZONTE EM FOTOGRAFIAS

Laís Pereira Costa

Novorizonte é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, localizado na mesorregião do Norte de Minas e microrregião de Salinas, compõe com
outros municípios da região o Alto Rio Pardo, no sertão norte- mineiro. Estas fotografias são resultados de uma pesquisa, mas muito mais que isso, uma experiência etnográfica e fotográfica das andanças na cidade que apresenta um novo horizonte[...].

Comidas do rio e floresta: retratos culinários na comunidade quilombola de Mangueiras na Ilha do Marajó, Pará

Lara Vaz e Jessica Nascimento

O projeto se situa no campo da Antropologia da Alimentação em contexto de povos e comunidades tradicionais da Amazônia, sobretudo na comunidade quilombola de Mangueiras, na Ilha do Marajó, no estado do Pará. [...].

IMG_20210720_084301630.jpg
8 LAROYÊ EXU.jpg

LAROYÊ EXU: QUIMBANDA EM MADRID

Lorran Lima

As fotos publicadas aqui foram feitas no ano de 2019 durante uma cerimônia para Exu Giramundo, no Ilê Ogum Oia Axé Odara localizado em Madrid-ES, onde são realizados cultos de Umbanda, Quimbanda e Nação Gêge Ijexá. O terreiro em questão é reconhecido pela Federação Brasileira de Umbanda. [...]A Quimbanda é identificada por trabalhar com entidades consideradas de esquerda dentro da Umbanda, ou seja, Exus e Pombas Giras, por vezes, consideradas entidades com alto poder para magias[...].

FUMO, FOGO E FUMAÇAS

Maiara Damasceno da Silva Santana

Gutemberg Santana de Jesus

Das coisas da vida, o que vocês mais gostam de fazer? Val e Ru, ambas indígenas Kariri-Xocó, responderam-me com um largo sorriso que expressava grande satisfação: “de fumar”. O encontro com os(as) Kariri-Xocó e os registros fotográficos aconteceram entre 2015 e 2019, em função da parceria entre o fotógrafo e a pesquisadora, durante a realização de seus trabalhos de campo no mestrado e doutorado[...].

2021-11-11_edited.jpg
8-Flash Mob. MAYANE BATISTA..JPG

LONGE DAS CAPITAIS

Mayane Batista

O deslocamento da cidade vertiginosa dá lugar ao silêncio da estrada. As linhas de concreto que serpenteiam o caminho e me levam a outra cidade que fica a 4,5 km distante de Manaus, se chama Iranduba. Enquanto o carro avança entre as linhas do asfalto, sinto o choque da distância da capital, o 4G não funciona em meu celular e isso me permite o afastamento da luz artificial da teletela2 para olhar além da janela onde as luzes do sol descortinam a estrada e ilumina tudo à frente[...].

Entre prescrição e sentença de lembrar e tombar: arranjos e políticas em torno de prisão, memória e patrimônio

Natalia Negretti

Parte de um percurso etnográfico em torno da relação entre prisão, memória, museu e patrimônio, esse ensaio fotográfico, por meio de registros da Casa de Cultura de Pernambuco (Recife, Pernambuco, Brasil) e do Museu Penitenciário de Ushuaia (Ushuaia, Terra do Fogo, Argentina), instituições marcadas por processos de desativação e ativação, busca, na orientação de tais espaços como cenários, apresentar vinculações e bastidores que suas discussões podem suscitar[...].

NEGRETTI_ensaio_jornadas_foto2.jpg
2021-11-11 (1)_edited.jpg

No círculo das afluências: inscrições no olhar sobre os lagos Badajós e Piorini

Priscilla Oliveira de Souza

Os lagos Badajós e Piorini estão localizados no município de Codajás, mesorregião do Centro Amazonense e na microrregião do rio Coari, à margem esquerda do rio Solimões partindo-se da cidade de Manaus, estado Amazonas. A pesquisa na área de estudo trata da produção, transmissão e dos processos de negociações de saberes coletivos a respeito dos referidos lagos amazônicos [...].

Linn(da) que brada: registros de uma artista dissidente

Rafael Pinheiro

Tendo como foco as apresentações musicais da artista multimídia contemporânea Linn da Quebrada, as fotos que compõem este ensaio foram registradas em trabalhos de campo nos shows da artista nos espaços SESC Santo Amaro (25/10/2019) e Centro Cultural São Paulo (3/11/2019). A escolha para a apreensão estética dos shows foi de fotografá-los a partir da perspectiva da plateia, ao lado de todas, todes e todos que acompanhavam as apresentações[...].

PINHEIRO_Rafael_ensaio_8.JPG
Ilustração 8 - Mosquitos companheiros, 2021..jpg

Desenhando Paisagens Multiespécies: Experimentações ao redor de gigantes em
Cabedelo – PB

Sthevson Lourran de Melo Santos

A paisagem na qual debruço no meu trabalho de campo é a região popularmente conhecida como Dique de Cabedelo, no município de Cabedelo, litoral norte paraibano. Nessa região, no mar, existe um grande tráfego portuário em decorrência do Porto de Cabedelo e, na terra, em decorrência de grandes depósitos e pontos que compõe a conjuntura histórica da cidade, como o Forte de Santa Catarina[...].

Tecendo a vida em preto e branco

Vinícius Venancio

Todos os dias, Beto de Brito, acorda cedo, cuida dos seus animais e logo se dirige ao andar superior da sua casa para dar início à tecelagem do panu di terra. Em Santiago, Cabo Verde, Beto de Brito é reconhecido como um dos maiores nomes no ofício do panu di terra[...].

VENANCIO_Vinícius_autorensaioTecendoaVidaEmPretoeBranco1.jpg
bottom of page