Ousadias e gaiatices
Andréa D'Amato(Unifesp)
Os créditos das imagens são: Daniele, Emidinha, Gustavo, Jaciara, Jamile, Jonathan,Laiana, Lorraine
Fotos realizadas pelas crianças do Alto da Bela Vista (ilha de Itaparica-BA) em janeiro de 2019, durante pesquisa de campo para a dissertação de mestrado “Babá-Egún, imagens e outras forças no terreiro de Omo Ilê Agboulá”, defendida em novembro de 2020 na Unifesp, com oirentação de Valéria Macedo e co-orientação de Andréa Barbosa.
Foto 1: Gustavo fotografado por Jamile
Foto 2: Casa no Alto da Bela Vista fotografada por Layane
A atividade de fotografar com as crianças aconteceu sem planejamento prévio ou objetivo pré-definido. Em uma das minhas primeiras tardes na comunidade, fui brincar com a meninada na rua e levei a máquina. Assim que viram o equipamento ficaram inquietas, fiz alguns cliques das traquinagens que aprontaram mirando a lente da câmera.
Foto 3: Pintura de Yansã em parede de casa fotografada por Jamile.
Foto 4: Selfie duplo: Layane e Lorrana
Alguém pediu para fotografar, eu deixei e – óbvio – se agitaram ainda mais. Todos queriam fotografar, a câmera passou de mão e mão, começaram a brigar, queriam a câmera ao mesmo tempo, a confusão estava armada.
Foto 5: Layane, Emidinha e Gustavo fotografados por Lorrana
Entrei em rebuliço, para resolver a situação combinamos que sairíamos juntas nos fins da tarde e cada dia uma seria responsável pela máquina, assim uma a uma, poderiam fazer suas imagens tranquilamente e com o auxílio de todas.
Foto 6: Jaciara fotografada por Lorrana
Virou compromisso diário, enquanto eu dava dicas de luz e sombras e explicações de como segurar a câmera, olhar pelo visor, pensar no enquadramento, ajustar o zoom e o foco, elas pensavam em poses, ambientes, locações, e eu as seguia por becos e vielas em busca das cenas imaginadas.
Foto 7: Ivete fotografada por Gustavo
Foto 8: Placas do Iphan fotografada por Daniele