top of page

MC8. Como construir um caderno de campo hyperlinkado: estruturas de organização de dados digitais em softwares de notas 

 

Ministrantes: Clarissa Reche Nunes da Costa (PPGCS/Unicamp);

Érico Sant’anna Perrella (PPG-PCT/Unicamp)

Vagas disponíveis: 15

Ementa: A pesquisa em antropologia demanda a organização, sistematização e análise de materiais heterogêneos, que hoje passam a incluir uma série de links, prints, pdfs, etc. O objetivo deste minicurso é apresentar modos de construção de um caderno de campo hyperlinkado que privilegie não somente a recuperação, mas principalmente “esfregações” criativas dos dados. O minicurso compreenderá:
1. Fazer pesquisa é construir acervo. Buscaremos incentivar as pessoas que participarem a pensarem seus cadernos de campo como amplas coleções, e a organização destas coleções como experimental (e acidental), em constante desenvolvimento, afetuosa e capaz de gerar surpresas mútuas.
2. Softwares de notas, o que são e porque usar. Breve apresentação dos softwares disponíveis (Evernote, Google Keep, Notion, etc) e introdução ao software gratuito Obsidian (https://obsidian.md/), lançado em 2020 e que desponta como uma ferramenta de “mapa mental” para criar, organizar e analisar dados qualitativos.
3. Projetando estruturas de organização de dados digitais. Demonstraremos algumas possibilidades que emergem a partir da utilização de recursos do Obsidian como por exemplo atribuição de tags, hyperlinks internos, visualização por grafos, autosugestão na escrita, linguagem de marcação de texto Markdown, etc.
4. Organização do conhecimento como um problema antropológico. Entendendo a antropologia como uma disciplina que se ocupa de fenômenos complexos, tensionaremos as possibilidades teóricas de uma prática de organização do conhecimento que fucione aos modos da imersão etnográfica proposta por Strathern, ou seja, como algo que facilite “encontrar o que não foi procurado” (2014, p. 347). Desta forma, debateremos métodos de organização e análise de dados etnográficos que sejam capazes de fornecer prática para teorias que privilegiem montagens, redes, malhas, composições, conexões parciais, difrações, etc.
O minicurso será de caráter fundamentalmente expositivo com discussões abertas, porém incentivamos que as pessoas que participem instalem e mexam um pouco no software antes do minicurso, e que também investiguem possibilidades durante o curso se assim desejarem.

Palavras-chave: dados digitais, caderno de campo, software de notas, organização do conhecimento, experimentação.

Referências bibliográficas
CALVINO, Italo. Coleção de areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.


LUHMANN, Niklas. Communicating with Slip Boxes _ An Empirical Account. Disponível em: <https://luhmann.surge.sh/communicating-with-slip-boxes>.


STRATHERN, Ann Marilyn. O efeito etnográfico e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

bottom of page