top of page

GT 9. Antropologias desenhadas

triangulo-quina.png

Coordenação: Katianne de Sousa Almeida (PPGAS/UFG)
Ana Carolina Amorim da Paz (PPGA/UFBA)

 

Em continuidade às discussões e práticas do Laboratório de Desenho & Antropologia (LABareDA/UFPB) o Grupo de Trabalho Antropologias Desenhadas tem como objetivo reunir pesquisadores engajados em evocar a linguagem do desenho em suas investigações antropológicas, buscando ampliar o debate acerca das diversas possibilidades de comunicar seus trabalhos para além das palavras. Frequentemente, em suas etnografias, antropólogas(os) precisam criar estratégias para compreender as complexas intersubjetividades de seus campos de estudo, tendo os desenhos como um recurso criativo de diálogo com suas(seus) interlocutoras(es), promovendo uma relação dialógica entre os conjuntos de pensamentos científicos trazidos pela academia e as histórias silenciadas dos grupos sociais. O diálogo proposto entre Desenho e Antropologia vem, portanto, construindo importantes fundamentos teóricos e imagéticos para potencializar a elaboração do pensamento antropológico ao considerá-lo não apenas como ferramenta de pesquisa, mas um método capaz de mostrar um outro caminho para as etnografias. Desenhar como método é assumir  desafio de romper com os limites das palavras que, várias vezes, não são ditas ou pela dor, ou pela disputa por narrativas universalizantes. Desta forma, as narrativas gráficas (Kuschnir, 2014) podem contribuir para a ampliação dos horizontes epistêmicos. Este grupo visa acolher trabalhos oriundos de pesquisas etnográficas, concluídas ou em andamento, que destacam os desenhos para além de seus diários de campo e os colocam em um lugar de relevância na produção de ideias e síntese de conceitos (Azevedo, 2016) assumindo os riscos da experimentação na Antropologia contemporânea.

logo-unicamp-fundo-transparente.png
logo ifch.png
logo_ppgas.png
logo-proa-funto-transparente.png
logomarca.png
  • Das superfícies urbanas ao diário de campo às superfícies urbanas: possibilidades do fazer antropológico através do desenho - Alice Dote (UFC)

  • Traços e Riscos: Percepções desenhadas do HIV - Eduardo Teixeira de Lima (UFRGS)

  • A conversa das plantas no papel: narrativas desenhadas na construção coletiva do acervo etnobotânico da comunidade quilombola de Mituaçu-PB - Gabriela Novaes Santos (UFPB); Patricia S. Pinheiro (UNILA/UFPB); Aina Guimarães (UFPB); Aline Paixão (PPGA/UFPB)

  • Costurando caminhos criativos: os usos e sentidos atribuídos a um carrinho de mão por dois catadores de materiais recicláveis num bairro pessoense - João Vítor Velame (UFPB)

TRABALHOS APROVADOS

bottom of page