top of page

GT 22. Turismo, antropologia e outras viagens: abordagens, experiências e protagonismos

Coordenação: Prof.ª Ubiraneila Capinan (PPGCS/UFBA; IF Baiano)

Prof.ª Lídia Cardel (FFCH/UFBA)

Darllan Rocha (PPGSA/UFRJ)

Apesar do turismo ser característico da modernidade, sobretudo no Ocidente, se constitui como área das Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia e Política) com escassas pesquisas, quando não negligenciadas, como fato social. Fato que pode, ainda, ser evidenciado se o compararmos com a Geografia, que, por sua vez, vem produzindo investigações acerca do turismo e seus desdobramentos, sobretudo, em interfaces com o espaço. Neste sentido, o presente GT visa congregar pesquisadoras e pesquisadores que realizem trabalhos etnográficos sobre turismo(s), considerando as experiências sociais, mudança cultural, políticas públicas, mobilizações sociais e reivindicações étnico-territoriais através dos processos de turistificação. Nos interessa acolher pesquisas com abordagem sobre turismo em face ao patrimônio, a economia, as relações políticas, ao ambiente, à religião e aos processos sociais. Assim, considerando o turismo como fenômeno dinâmico e complexo, nos interessa pesquisas que contemplem algumas dessas questões: Quem são os turistas? Como o turismo vem sendo desenvolvido? Quais desdobramentos o turismo produz nos grupos receptores? Como territorialidades e territórios são organizados frente a implantação das atividades turísticas? Quais ações e estratégias são elaboradas para o protagonismo social no processo de turistificação? Como as relações humanas e com não-humanos são envolvidas? Quais impactos da pandemia nas relações entre moradores e turistas? Quais desafios e estratégias metodológicas vêm sendo enfrentadas e gestadas nas pesquisas antropológicas sobre o turismo? Em síntese, acolheremos trabalhos de turismo como fato social total, enfatizando dinâmicas, ações e conflitos sociais envolvidos sob a perspectiva de processos sociais.

triangulo-quina.png
logo-unicamp-fundo-transparente.png
logo ifch.png
logo_ppgas.png
logo-proa-funto-transparente.png
logomarca.png
  • Sair, chegar, permanecer e retornar: os impactos das políticas públicas de turismo em uma comunidade rural do Litoral Norte da Bahia - Diana Anunciação (UFRB)

  • A observação de aves como agente de trans(formação) do território Pantaneiro: uma análise sobre a Estrada Parque Transpantaneira - MT - Igor Costa Oliveira (UFSC)

  • Identidade Nacional Modernista a serviço da gentrificação: o caso do Solar do Unhão, em Salvador - BA - Tatiana Oliveira (UFPR)

  • Contribuições antropológicas para o turismo em áreas protegidas: um estudo sobre a Ilha do Combú, Belém/PA - Adriana Batista Cecim da Silva (UFPA)

TRABALHOS APROVADOS

bottom of page