top of page

GT 19. Transformações da pessoa nas terras baixas sul-americanas: repensando partes, componentes, replicações e compatibilizações

triangulo-quina.png

Coordenação: Rodrigo Brusco (PPGAS/USP)
João Vitor Fontanelli (PPGAS/USP)

 

O texto seminal de Seeger, DaMatta e Viveiros de Castro (1979) inaugurou uma importante tradição de estudos sobre as variadas formas de construção da pessoa nas terras baixas sul-americanas. Com eles, “pessoa” estabilizou-se como um dos mais fundamentais conceitos etnológicos, entendido em seu inerente desdobramento em componentes ou partes, tais como corpo, alma, duplo, sombra, sangue e etc. Esse enfoque nas replicações e multiplicações da pessoa, que coloca em cena seu caráter compósito, divisível e partível, deu origem a algumas das mais importantes contribuições da etnologia das terras baixas sul-americanas. Contudo, estudos mais recentes sublinham uma série de características até então pouco descritas e debatidas. Entre elas, podemos citar os múltiplos entrelaçamentos entre pessoas e vegetais em roças e florestas, a composição com artefatos, as posições de gênero e suas relações com afetos femininos e masculinos, a influência missionária e as restrições (e mudanças) alimentares, com o estabelecimento de novos limites ou fronteiras à pessoa, além de descrições recentes sobre aproximações crescentes com o mundo dos espíritos e animais. Apostando que a pessoa nas terras baixas sul-americanas deve seguir sendo compreendida em suas transformações inerentes, além de continuar funcionando como uma importante coordenada para os estudos etnológicos, esse GT procura repensar partes, componentes, relações e compatibilizações da pessoa reveladas em etnografias contemporâneas nas terras baixas sul-americanas.

logo-unicamp-fundo-transparente.png
logo ifch.png
logo_ppgas.png
logo-proa-funto-transparente.png
logomarca.png
  • Relações entre cobras e pessoas humanas a partir do caso dos(as) Kariri-Xocó - Maiara Damasceno da Silva Santana (UFBA)

  • Limpar e deixar bonito: as mulheres pataxó e o cuidado com o corpo-lugar - Larissa Moreira Portugal (UFSCar)

  • Maturando parentes: notas sobre a construção do corpo e da pessoa entre os povos arawá do Médio Purus - Yuri Werner B. Winkler (USP)

TRABALHOS APROVADOS

bottom of page