GT 17. Etnografias do policiamento e da segurança: novos formatos, controles e violências
Coordenação: Paola Daniela Argentin (PPGCS/UNICAMP)
Ricardo Urquizas Campello (PPGAS/UNICAMP)
Prof.ª Susana Durão (IFCH/UNICAMP)
Este GT convida à discussão aqueles trabalhos que se dedicam aos estudos qualitativos sobre os novos formatos de policiamento e segurança em contextos urbanos contemporâneos. Os estudos sobre policiamento nasceram da identificação de uma certa crise de legitimidade das forças de segurança do Estado e conjugaram várias áreas do conhecimento, dentre elas, a criminologia, sociologia e antropologia. Hoje muitos trabalhos têm demonstrado não se tratar de uma crise de hegemonia, mas da emergência de intersecções complexas entre público e privado, que envolvem mercados, redes políticas de poder, e tecnologias do controle e segregação. Portanto, por policiamentos entendemos os vários formatos de controle no seio dessas intersecções e na vida cotidiana nas cidades. Contudo, embora com novas morfologias, velhas violências se configuram no interior das relações entre agentes da segurança e em suas ações a conjugar empreendedorismos e colonialismos. Chamamos por trabalhos que de várias formas envolvam policiamentos: violências policiais; tecnologias do controle; militarismos; empreendedorismos securitários; governanças da segurança; mercados da proteção; policiamento e racismos; masculinidades da segurança, discriminação racial e de gênero são alguns dos temas. Portanto, propomos ampliar interlocuções teórico-metodológicas entre os proponentes e nossos próprios trabalhos, explorando contribuições etnográficas para a compreensão das intersecções complexas que envolvem policiamentos nas cidades brasileiras.
TRABALHOS APROVADOS
-
A invenção do auto de resistência. Notas sobre a relação entre a formação do Estado e da burocratização violência letal da polícia - Evandro Cruz Silva (Unicamp)
-
Networked Security and the Colonial Unconscious: Mapping Infrastructures of Digital Surveillance and Control in São Paulo - Claudio Altenhain (Universität Hamburg/ELTE)
-
Segurança privada de patrulha terceirizada. Os enredos não lineares dos mercados privados da proteção - Paola D. Argentin (Unicamp)
-
As imbricações dos bombeiros militares de São Paulo na Polícia militar: Policiamento ostensivo como jornada extra - Talita Cristina Costa (Unicamp)
-
De operários a seguranças: produção de mercados e trabalhadores nas novas dinâmicas de produção e acumulação de capital - Lucas Antonio dos Anjos Nascimento (Unicamp)
-
Entre o pão e o circo, honra e sangue para os gladiadores: reflexões autoetnográficas sobre os elementos simbólicos de captura psíquica dos profissionais de segurança - Wagner Soares de Lima (UFPE)
-
Para uma etnografia do baculejo - Patrik Thames Franco (Unemat)
-
Vigilância, temporalidades e suspeição: Os bastidores de uma infraestrutura de vigilância penal - Helena Patini Lancellotti (IFRS)
-
Projeto de militarização da segurança nacional e as políticas públicas de segurança em Pelotas - Helena da Silva Porfírio (UFPel)
-
Governamentalidade Militarizada: Encadeamentos Morais entre Milícia, Polícia e Pacificação no Rio de Janeiro - Jonathan da Motta (Unicamp)
-
A polícia dos genes: emergência e expansão dos bancos de DNA no Brasil - Ricardo Urquizas Campello (Unicamp)
-
Vigilante vota em vigilante: a identidade política em construção na segurança privada - Gabriel Vituri (Unicamp)
-
"Pureza ou perigo?": A questão da integração migrante e a policialização da diferença - Lara Noronha Xavier (UnB)