top of page

GT 16. Coisas e práticas religiosas

Coordenação: Clayton Guerreiro (LAR - PPGCS / UNICAMP)
Adriano Godoy (IPP/CEBRAP - LAR/UNICAMP)

 

Ao considerar a religião enquanto uma forma de mediação, este grupo de trabalho visa promover o debate entre pesquisas antropológicas interessadas nos modos pelos quais certas coisas e práticas tornam a religião possível. Assim, supondo que não existe religião sem formas materiais, estamos interessados em pesquisas que vão além dos modelos de análise que se dedicam apenas aos aspectos intelectuais da religião: em que as religiões são abordadas a partir das suas diversas materialidades, tais como objetos, imagens, ritos, construções e corpos. Dessa forma, queremos acolher investigações que se debruçam sobre questões, tais como: como e o que se media nas práticas religiosas? É possível superar as abordagens puramente “mentalistas” da religião? Como a materialidade é objeto de conflitos entre agentes religiosos? Como as materialidades provocam disputas de poder entre as denominações religiosas? Quais são os aspectos estéticos da religião? Que transformações materiais estão em curso nas práticas religiosas? Como a pandemia de Covid-19 afetou os aspectos materiais das distintas religiões?

TRABALHOS APROVADOS

triangulo-quina.png
logo-unicamp-fundo-transparente.png
logo ifch.png
logo_ppgas.png
logo-proa-funto-transparente.png
logomarca.png
  • Por que os monges leem? Notas etnográficas sobre o silêncio e a palavra no Mosteiro de São Bento de São Paulo - Pedro H. Galdino (USP)

  • Um estudo sobre a comercialização e os sentidos sociais atribuídos aos objetos rituais afro-religiosos na cidade de Macapá-AP - Lorran Lima (UFRN)

  • Bíblia: usos e sentidos no meio evangélico assembleiano - Alef Monteiro (USP)

  • Coisas, estéticas e o sensorial: as decorações e altares de lideranças do Grupo Afro Ganga Zumba - Livia Rabelo (MN/UFRJ)

  • O papel da metáfora no desdobramento textual de músicas gospel: uma análise à luz da Semântica Cognitiva - Bruno de Jesus Espírito Santo (Unicamp)

  • A Rabeca Bragantina em locomoção entre ambientações religiosas do catolicismo e do pentecostalismo - Ozian de Sousa Saraiva (UFPA)

  • Muito mais que um boi de pano: cultura popular e religiosidades nos Bumbás de Parintins - Diego Omar da Silveira (UEA)

  • Elaborações sobre as materialidades que constituem as práticas congadeiras de Ituiutaba/MG - Amanda Moura Souto (UFRJ)

  • Linhas e trajetórias: o fazer, desfazer e refazer de um terreiro de candomblé - Thaís Verçosa (UFBA)

bottom of page