GT 12. Políticas Públicas e Práticas de Governo: Intersecções entre Técnica, Ciência e Estado
Coordenação: João Marcos Francisco Sampaio (PPGD/UFPE)
Maria Alane dos Santos (PPGA/UFPB)
A presente proposta de Grupo de trabalho tem por intuito reunir trabalhos que discutam questões atinentes a formulação e aplicação de políticas públicas, nas mais diversas áreas, bem como aprofundar o debate quanto à práticas de governo, controle social, e os possíveis agenciamentos da técnica e da tecnologia aplicadas a atuação do Estado. Tais temas são de extrema relevância no contexto atual, visto que analisá-los permite traçar um panorama amplo quanto a garantia e efetivação de direitos e o modo de atuação dos entes governamentais. Além disso, acreditamos que essa interface permite a interlocução com diferentes experiências de pesquisa que considerem as múltiplas intersecções entre políticas públicas, práticas de governo, controle social, técnica e tecnologia. Estamos interessados em trabalhos que possam dar visibilidade às políticas públicas e práticas governo em campos de pesquisa diversos, tais como: processos de discussão política, modos de regulamentação do exercício de direitos, das populações e das subjetividades, tecnologias de governo e controle social. Consideramos bem-vindos trabalhos que discutam políticas públicas e práticas de governo a partir de seus diversos aspectos, como: formulação, execução, impacto social, práticas de produção de conhecimento, científico e não científico, mecanismos de controle social, uso de técnicas e tecnologias, bem como suas dimensões moral, burocrática e política, envolvidas na produção de subjetividades e nas práticas de intervenção.
-
Diálogos entre antropologia e serviço social a partir da leitura do livro Sociedade de Esquina (William Foote Whyte) - Ariela Castelani (UFMS)
-
Religião, Política e Comunidades Terapêuticas: O financiamento federal de um modelo controverso - Giovanna Colussi (PUC Campinas)
-
A relação entre vítima e agressor e os crimes de feminicídios no Tribunal de Justiça paulista - Carolina Freitas de Oliveira Silva (UFPel)