GT 10. Construindo e destruindo mundos: articulações entre trauma, violência e temporalidades
Coordenação: Laura Carvalho (PPGAS/MN/UFRJ)
Caroline Mendonça (PPGAS/MN/UFRJ)
Felipe Moretti (PPGAS/MN/UFRJ)
Como que a violência constrói e destrói mundos? O presente grupo de trabalho nasce de temáticas compartilhadas entre nossas próprias investigações, em que violência, trauma e temporalidades se articulam. Estamos interessadas em dialogar com investigações teóricas e experiências de pesquisa que iluminem o próprio “fazer-violência” como um processo que pode inaugurar e encerrar mundos. Sugerimos que essa capacidade do “fazer-violência” é melhor apreendida através de uma lente temporal, em que a questão do trauma aparece como um elemento tensionador entre um antes, um entre e um depois de vários mundos.
Neste viés, convidamos o envio de trabalhos que abordem problemáticas da memória, da narrativa do conflito, relatos de sobreviventes e da disputa em torno de eventos históricos. São esperados trabalhos que explorem a potencialidade da violência como ato disruptivo, seja ela em situações individuais ou coletivas – como conflito social, violência étnica, racial, política e de gênero, entre outras. Abordagens envolvendo diálogos interdisciplinares entre a história e a antropologia são bem vindas, assim como etnografias de acervos e documentos históricos.
TRABALHOS APROVADOS
-
Por Cidades Queer, Por Cartografias Sapatonas: Ensaio arqueológico sobre as materialidades, histórias e políticas do Stonewall Inn e o Ferro’s Bar como lugares de memória LGBTQIA+ - Flora Villas Carvalho (UFMG/Unicamp)
-
Fragmentos de memória: políticas do lembrar e deslembrar em Ruanda pós-genocídio - Brunno Victor Freitas Cunha (PUC Minas)
-
A paisagem do trauma e o trauma da paisagem: J.G Ballard e a catástrofe moderna - Gabriel Cardozo de Lima (MN/UFRJ)
-
A Morte enquanto Dispositivo: as transformações sócio-históricas no Ocidente - Maurício Rosendo Leandro dos Santos (UNIVASF)
-
Violência respiratória no Devir-negro do Mundo: soluções imaginárias e materiais - André de Jesus Torres (UFABC)